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ABRASEL – TRABALHO, PROFISSIONALIZAÇÃO E INVESTIMENTOS PELO DESENVOLVIMENTO DE BELO HORIZONTE, DE MINAS GERAIS E DO BRASIL.

PERFIL DA ABRASEL NO BRASIL

Representante de um setor que hoje congrega cerca de um milhão de empresas e que gera seis milhões de empregos diretos em todo o país, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), desde a sua criação em 1986, busca contribuir de forma efetiva para importantes avanços em prol do desenvolvimento do segmento de alimentação fora do lar no cenário nacional.

Este setor representa atualmente 2,7% do PIB brasileiro, além disso, o hábito de alimentação fora de casa é cada vez mais crescente e corresponde a 31,1% dos gastos dos brasileiros com alimentos (POF IBGE 2008-2009). É também um setor com enorme potencial na geração de trabalho, principalmente no que se refere a oportunidades de primeiro emprego, absorção de mão-de-obra não especializada (candidata permanente à exclusão), melhoria da qualificação profissional e desenvolvimento de novas carreiras.

Criada com a missão de representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar, contribuindo com o empreender e melhorar a qualidade de vida no Brasil, a Abrasel nos últimos anos investiu muito em seu projeto de expansão e hoje está presente com suas seccionais em 27 estados brasileiros e ainda com suas 30 regionais.

A Abrasel cresceu não só em número, mas especialmente em prestígio, força e organização. Um crescimento alcançado por ações estratégicas, pela mobilização por políticas públicas de promoção do desenvolvimento do setor e pela credibilidade que a entidade conquistou com a realização de projetos consistentes de qualificação de serviços e promoção da gastronomia brasileira como um diferencial competitivo para o turismo brasileiro. Por tudo isso, conquistou também o apoio de parceiros de peso, como o Ministério do Turismo, Sebrae, Ambev, Souza Cruz, GetNet, Prazeres da Mesa, Philip Moris e Ecolab, que apoiam um conjunto de ações estratégicas que estão revelando todo o potencial da gastronomia tanto para o setor de turismo como para a economia brasileira, com os Festivais Brasil Sabor e Bar em Bar, os Encontro Regionais e o Congresso Abrasel.

Na condição de representante do setor de alimentação fora do lar, a Abrasel compõe o Conselho Nacional de Turismo – CNT presidido pelo Ministério do Turismo; o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, presidido pelo Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; estimulou a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Setor de Alimentação Fora do Lar – Bares e Restaurantes, formada por deputados federais e senadores e é parceira da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA no projeto de Categorização Sanitária dos Serviços de Alimentação.

Editora da Revista Bares e Restaurantes, uma das mais importantes publicações voltadas para o setor e distribuída bimestralmente em todo o país, a ABRASEL tem fluidez na comunicação com as empresas do segmento de alimentação fora do lar e, através da revista, apresenta atualidades da economia, mercado, gestão, produtos e tecnologias, legislação e literatura especializada.
A intensa movimentação em todo o setor de alimentação fora do lar é visível. Atenta a esse cenário promissor, a Abrasel trabalha firme para incentivar o associativismo, qualificar o segmento e despertar a atenção dos governos para a necessidade de políticas públicas específicas para o segmento de alimentação fora do lar.

PERFIL DA ABRASEL EM MINAS GERAIS

Fundada em 27 de novembro de 1987, a seccional da Abrasel em Minas Gerais representa e age estrategicamente em prol do desenvolvimento do setor de alimentação fora do lar, que consiste no fornecimento de mercadorias e serviços prestados por todo e qualquer tipo de estabelecimento que forneça alimentação aos consumidores que procuram refeições fora dos seus lares. São compreendidos como estabelecimentos deste setor os bares, restaurantes, cafeterias, buffets, casas noturnas, empresas de catering, sorveterias, restaurantes especializados (pizzarias, churrascarias e outros), lanchonetes, quiosques, lojas de conveniência, trailers de lanches, empresas de alimentação industrial e demais empresas afins.

Em Minas Gerais, o setor de alimentação fora do lar é composto por 160 mil empresas, que geram mais de 501 mil empregos diretos, com movimentação financeira em torno de 47,3 bilhões de reais a cada ano.

Em Belo Horizonte, o segmento conta com quase 25 mil empresas, gerando mais de 147 mil empregos diretos e com movimentação financeira da ordem de R$5,4 bilhões anuais.

A ABRASEL Minas mantém consistentes parcerias e desenvolve projetos conjuntos com o GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS, destacando a Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Na iniciativa privada, a Abrasel Minas trabalha em parceria com o Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL BH, Caixa Econômica Federal, Associação Comercial de Minas Gerais – ACMINAS, Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais – ABIH MG, ABLA - Associação Brasileira das Locadoras de Automóvel, ABEOC/MG - Associação Brasileira das Empresas de Eventos de MG, Associação Mineira dos Supermercados - AMIS , Associação Mineira de Panificação - AMIPÃO, ABRAJET/MG - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de MGEstado de Minas Gerais, Sindicato dos Guias de Turismo de Minas Gerais – SINGTUR-MG, FECITUR - Federação dos Circuitos Turísticos, dentre outras.

De maneira mais expressiva, a ABRASEL mantém convênios, acordos de cooperação e projetos conjuntos para qualificação de profissionais e empreendedores junto à FECOMÉRCIO - Federação do Comércio de Minas Gerais, SENAC/MG - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de MG e SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

PARTICIPAÇÃO DA ABRASEL MINAS JUNTO À PREFEITURA DE BELO HORIZONTE

Secretaria Municipal de Desenvolvimento – Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte – BELOTUR

Com sólida parceria com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte – BELOTUR, a ABRASEL representa o setor de alimentação fora do lar no Conselho Municipal de Turismo – COMTUR e nas câmaras temáticas da Copa do Mundo de 2014; câmara temática da gastronomia e grupo gestor dos 65 destinos indutores, no referido Conselho.

Juntos, ABRASEL e BELOTUR realizaram eventos como o “Arrepia a Hora Belô” em 2005 e quatro edições do Encontro Internacional de Chefs em 2007 e 2008, inserindo a capital mineira no cenário da alta gastronomia mundial.

A convite da BELOTUR, a ABRASEL foi responsável pela organização da Praça de Alimentação do Arraial de Belô nos anos de 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, com execução do serviço de catering por seus associados.

As duas instituições participam desde 2007 do Programa do Turismo de Negócios e Eventos de Belo Horizonte, buscando o aumento da competitividade do destino BH através da integração da cadeia produtiva do turismo de negócios e eventos.

Participou da elaboração e é protagonista na execução dos Roteiros Turísicos com temática gastronômica do destino Belo Horizonte como o Cachaçatur – Roteiro Gastronômico da Cachaça em Belo Horizonte e os atuais (Rota das Cachaças Artesanais; Rota das Cervejas Artesanais; Rota dos Bares; Rota dos Cafés; Rota da Comida Típica; Rota Noturna (By night); Rota dos Bares; Rota das Danceterias; Rota do Rock; Rota Sertaneja; Rota do Samba; Apresentação Cultural; Rota dos Mercados).

Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania - Coordenadoria Municipal de Direitos Humanos

Sensibilizada e engajada na realização de ações concretas para erradicar a violência física e sexual, o trabalho e a venda de bebidas e cigarros para crianças e adolescentes, a Abrasel MG é parceira oficial da AMAS BH e participa ativamente do PROGRAMA DE AÇÕES INTEGRADAS E REFERENCIAIS DE ENFRENTAMENTO À VIOLENCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL EM BELO HORIZONTE - PAIR, já tendo realizado importantes ações como o apoio na elaboração e o referendo do Manual de Boas Práticas para Bares e Restaurantes de Promoção do Turismo e Proteção dos Direitos das Crianças e Adolescentes; participação na organização do Seminário de Lançamento do projeto BH Turismo: Infância Protegida elaboração do “Manual de Boas Práticas para o setor de alimentação fora do lar”; e ações integradas nos festivais gastronômicos Brasil Sabor e Bar em Bar.

Secretaria Municipal de Serviços Urbanos - Junta Integrada de Recursos Fiscais

Instituídas para julgar, em primeira e segunda instância, os processos administrativos decorrentes do exercício do Poder de Polícia Administrativa do Município nas Atividades em Vias Urbanas, Controle Ambiental, Limpeza Urbana, Obras e Posturas, a Junta Integrada de Recursos Fiscais admite a participação de profissionais de entidades de classe representantes de associados, cujas atividades, por sua natureza, são passíveis de ações fiscais nas áreas citadas. Desde 2012, a Abrasel representa o setor de alimentação fora do lar na Juntas Integrada de Recursos Fiscais através de 02 (dois) de seus conselheiros.

Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento Urbano – Conselho Municipal de Política Urbana – COMPUR

O Conselho Municipal de Política Urbana (COMPUR) é uma instância de discussão e deliberação de políticas de planejamento urbano e gestão do território de Belo Horizonte. O COMPUR é composto por 16 membros e respectivos suplentes, sendo: 8 representantes da Administração Municipal, 2 representantes da Câmara Municipal e 6 representantes da sociedade civil (2 do setor técnico, 2 do setor empresarial e 2 do setor popular). Desde 2013 a ABRASEL representa o setor de alimentação fora do lar através de um de seus diretores.

REPRESENTATIVIDADE DA ABRASEL MINAS EM INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA

1. Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais – CET/MG;
2. Coordenação da Câmara Temática de Promoção, Comunicação e Apoio a Comercialização do CET/MG;
3. Câmara Temática de Capacitação, Qualificação e dos Profissionais de Turismo do CET/MG;
4. Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – FOPEMIMPE;
5. Comitê Temático de Formação e Capacitação Empreendedora do FOPEMIMPE;
6. Conselho de Política Urbana de Belo Horizonte – COMPUR/BH
7. Conselho Municipal de Turismo de Belo Horizonte – COMTUR/BH
8. Câmara Setorial da Copa do Mundo 2014 do COMTUR/BH
9. Câmara Setorial de Hospitalidade do COMTUR/BH
10. Grupo Gestor dos 65 Destinos Indutores do Turismo – Ministério do Turismo/Instituto Marca Brasil;
11. Programa do Turismo de Negócios e Eventos de Belo Horizonte;
12. Rede Organizada para o Turismo Autossustentável da Estrada Real – ROTA
13. Conselho de mantenedores do Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau - BHCVB
14. Conselho Empresarial de Turismo da Associação Comercial de Minas - ACMINAS
15. Conselho Empresarial de Cultura da Associação Comercial de Minas - ACMINAS
16. Grupo de Governança do Projeto Caminhos do Sabor em Ouro Preto
17. Grupo de Governança do Projeto Caminhos do Sabor em Manhuaçu
18. Grupo de Governança do Projeto Caminhos do Sabor em Manhumirim
19. Grupo de Governança do Projeto Caminhos do Sabor em Diamantina
20. Grupo de Governança do Projeto Caminhos do Sabor em Tiradentes
21. Grupo de Governança do Projeto Caminhos do Sabor em Montes Claros
22. Junta de Recursos Fiscais e urbanísticos de Segunda Instância da Prefeitura de Belo Horizonte;
23. Comitê Técnico Setorial Nacional referente à Certificação de Pessoas na área do Turismo do Sistema SENAI de Certificação de Pessoas - SSCP
24. Participação em diversas audiências públicas na Câmara Municipal de Belo Horizonte e na Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

PRINCIPAIS PROJETOS, PROGRAMAS E REALIZAÇÕES DA ABRASEL MINAS

Realização do festival gastronômico Belô Sabor em 2001, 2002, 2003, 2004, 2005.

Realização do festival JF Sabor em Juiz de Fora em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, 2011 e 2012 e 2013.

Realização dos Festivais Gastronômicos Brasil Sabor 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013.

Realização da Corrida de Garçons em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010.

Realização do festival Bar em Bar 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013.

Realização do 3° e 16° Congressos Nacionais da Abrasel em 1991 e 2004, respectivamente, ambos em Belo Horizonte.

Realização da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Jornadas Técnicas da Abrasel, de 2005 a 2008.

Idealização e realização de três edições do Festival BH Sabor e Arte, destacando Belo Horizonte no cenário da alta gastronomia no Brasil.

Elaboração, edição e lançamento de 9 edições do Guia Bilingue de Bares e Restaurantes de Minas Gerais.

Execução do projeto Caminhos do Sabor em Diamantina, Tiradentes, Belo Horizonte, Ouro Preto, Manhuaçu e Manhumirim proporcionando o aumento da competitividade gastronômica nestes destinos através da qualificação em gestão financeira, segurança dos alimentos, atendimento, inglês e espanhol para bares e restaurantes e tradução de cardápios.

Execução do projeto Bem Receber Copa – Bares e Restaurantes (Copa na Mesa) na cidade-sede de Belo Horizonte contemplando 1.500 profissionais de 150 empresas com os treinamentos de segurança dos alimentos, qualidade no atendimento e multiplicador de informações turísticas (MIT), além da tradução de cardápios para inglês/espanhol.

Implementação do projeto Papa-Óleo em bares e restaurantes evitando que o resíduo fosse lançado no meio ambiente e destinando-o para usinas de Biodiesel, gerando emprego e renda;

Participação e implementação de ações do projeto Turismo Sustentável e Infância em parceria com o Ministério do Turismo;

Adesão e apoio institucional ao Programa de Certificação em Sustentabilidade Ambiental da Prefeitura de Belo Horizonte que promoverá a redução do consumo de água e de energia, a redução/reciclagem dos resíduos sólidos e das emissões de gases de efeito estufa com vista à Copa de 2014;

Estabelecimento de Convênio com a Caixa Econômica Federal oferecendo empréstimos e financiamentos para os associados com taxas especiais.

Idealização e realização da TECHNOBAR - A feira do Food Service em Minas Gerais nos anos de 2009, 2010 e 2011.

Realização do 17° Encontro Nacional da Abrasel em junho de 2013 em Belo Horizonte.

Realização da Missão Empresarial Internacional para a NRA Show em Chicago – EUA nos anos de 2009 e 2010;

Realização do 1º Festival do Pão de Queijo na MINASTUR.

Diminuição no período de restrição da venda de bebidas alcoólicas nas eleições de 2008, 2010 e 2012.

Realização da Praça de Alimentação nos eventos Arraial de Belô de 2005 a 2010; Feira do Empreendedor em 2008 e Salão Mineiro do Turismo em 2009, 2010, 2013 e 2014.

Apoio institucional (logístico e divulgação) a diversos projetos e eventos como Sabor e Saber, Vinhofest, Sustentar, Circuito BH de Coquetéis, Circuito Gastronômico da Pampulha, Circuito de Cafeterias, A hora do Planeta, Comida di Buteco, Botecar, Aproxima, Beer Chef, Circuito da Tilápia, dentre muitos outros.

Atendimentos a diversos veículos da imprensa, com a concessão de mais de 500 entrevistas/ano para jornais, revistas, sites, rádio e televisão, fazendo com que a Abrasel se consolidasse como a principal fonte de informações referentes ao setor de alimentação fora do lar.