Evento reuniu grandes lideranças do setor de alimentação fora do lar, impulsionando o turismo e valorizando a culinária local
Com o tema "Sustentabilidade e eficiência na gestão de negócios gastronômicos", entre os dias 18 e 22 de março, o 40º Encontro Nacional Abrasel transformou o Amapá no centro do empreendedorismo em bares e restaurantes no Brasil.
O evento contou com patrocínio nacional da Ambev, BAT, Pluxee e Getnet e reuniu empresários e representantes do setor gastronômico de todo o país, assim como lideranças políticas e de instituições que objetivam fortalecer o segmento.
A programação celebrou ainda empresas de destaque em 22 categorias, com a 9ª edição do Prêmio Melhores da Gastronomia, promovido pela Abrasel no Amapá.
Inovação e prosperidade
Na solenidade de abertura do evento, líderes políticos e empresariais expressaram suas ideias sobre a simplificação do empreender no Brasil e a importância de ter a cidade de Macapá como sede para o Encontro Abrasel.
“Ao sediar este encontro, o Amapá se coloca no centro da gastronomia brasileira. É um momento de planejamento, troca de experiências, promoção e valorização da nossa cultura, do nosso turismo e da nossa história”, destaca a secretária de Estado do Turismo do Amapá, Sintya Lamarão.
No estado, a gastronomia gera mais de 40 mil oportunidades de emprego no Amapá. Para o governador Clécio Luís, trata-se de um setor que proporciona experiências únicas e movimenta a economia.
“Estamos impulsionando inovações e discutindo sustentabilidade nos negócios gastronômicos com o objetivo de fortalecer o turismo e a gastronomia amapaense, que é o nosso cartão de visitas”, ressaltou.
"Estamos vivendo um tempo de oportunidades extraordinárias, mesmo com algumas empresas ainda enfrentando dificuldades geradas pela pandemia. Por isso, podemos aproveitar esse momento para a recuperação do setor rumo à prosperidade. Se nós fizermos isso juntos, nós vamos mudar a realidade desse país", afirmou o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.
“Aqui estão as maiores lideranças do setor da alimentação fora do lar. Eles estão aqui no estado para conhecer a nossa diversidade gastronômica, estreitar os laços com os nossos empresários e, principalmente, deliberar as tendências gastronômicas para o ano de 2024, além de aquecer a economia”, destacou o presidente da Abrasel no Amapá, Yukio Nagano.
"Estamos trabalhando para que o Amapá seja uma referência nacional em inovação e tecnologia, o que também se conecta ao setor de alimentação fora do lar. E precisamos fazer isso com a união de todos, como fizemos com mais este encontro nacional, que busca soluções para o país”, afirmou o superintendente do Conselho Deliberativo do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre.
Gastronomia mais forte
A programação seguiu até o dia 22, e reuniu cerca de 600 pessoas promovendo as discussões sobre inovações, evidenciando o crescimento do setor de alimentação fora do lar e impulsionando o turismo.
O público conseguiu participar de passeios guiados, palestras, oficinas e visitas a empreendimentos de sucesso do Amapá, onde os visitantes puderam conhecer melhor as potências do estado nos setores alimentício e turístico.
Serviço:
40º Encontro Nacional Abrasel
18 a 22 de março
Realização: Abrasel
Patrocínios nacionais: Ambev, BAT, Pluxee e Getnet