mg.abra
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Minas Gerais
  • Abrasel
  • Agenda
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Notícias
  • Fale Conosco

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Agenda
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Notícias
  • Fale Conosco
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Coluna Ricardo Rodrigues - Jornal Hoje em Dia - Atendimento: elemento fundamental no DNA do restaurante - 14/02/2020

  • PUBLICADO EM: 31/01/2020
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

Visão, valores e missão organizacional: sempre que chegamos nas empresas, sejam elas quais forem, nos deparamos com as crenças, objetivos e posicionamento de mercado da organização. No setor de bares e restaurantes não é diferente. Para que os estabelecimentos funcionem, uma das premissas [talvez a principal] é atender bem, afinal o bom atendimento é o que faz os olhos do cliente brilharem a ponto dele voltar. E em tempos de redes sociais, nos quais as pessoas escolhem os lugares onde irão comer/ beber, baseadas nos comentários alheios, o valor do famoso ‘atendimento de excelência’ nunca foi tão crucial.

Nesse sentido, é praticamente impossível ignorar a figura do garçom/ maître, afinal estes profissionais são a face do restaurante, já que estão na linha de frente da casa. Uma vez que prestam ou não um serviço adequado podem atrair/afastar o público.

Para que o segundo caminho, felizmente, não seja a realidade do seu estabelecimento, é importante que você, empresário, consiga transmitir o DNA da casa para a equipe de atendimento, bem como o nível de excelência desejado. Esses valores são imateriais. Não se compram e muito menos se vendem.

Pense na seguinte situação: é muito bom, por exemplo, quando o cliente chega em um restaurante em que o garçom já o conhece pelo nome, sabe o tira-gosto que ele irá escolher, a bebida preferida. Você, certamente, já deve ter passado por estabelecimentos desse tipo, em algum momento, não é mesmo?

Essa postura gera pertencimento, acolhimento. Prova disso é que em muitos restaurantes existem os chamados ‘clientes cativos’. Estes são, até mesmo, peças importantes da história do lugar.

E engana-se quem pensa que o atendimento personalizado é típico apenas dos botecos de cidades do interior ou das casas com tradição/história. Mesmo nos grandes estabelecimentos, em que o garçom se depara com um volume alto de pessoas diariamente, é possível atender de forma eficaz e assertiva. Basta apenas ter a melhor vontade, disposição e, claro, agilidade.

Lembre-se que ninguém quer o atendente na mesa o tempo todo, batendo papo da hora em que o cliente chega até o momento no qual fecha a conta. O desejo do consumidor é que este profissional esteja minimamente apto para trazer um diferencial ao prestar seus serviços.

Sendo assim, é essencial pensar nesses detalhes ao selecionar o colaborador que será a face do seu negócio e que estará à disposição do público. Essa pessoa vai agregar ou simplesmente será mais um carregador de bandejas?

E não se esqueça: mesmo após a contratação, esteja próximo à sua equipe, conheça o que cada membro faz e engaje-os. Os seus colaboradores vão atender o público de acordo com a importância e cuidado que você dispensar a cada um deles. Pense nisso!

Ricardo Rodrigues – Presidente ABRASEL-MG e Coordenador da Frente da Gastronomia Mineira

ASSESSORIA DE IMPRENSA:

Agenda Comunicação Integrada

Jornalistas responsáveis:

Maíra Rolim - JP 8850- MG

Daniel de Andrade - RP 0020661-MG

(31) 3021-0204 | 9 8500-1358 | 9 9120-1068

www.agendacomunicacao.com

Notícias Relacionadas

99Food fecha parceria com a Abrasel e anuncia chegada a São Paulo em agosto

Aumento de imposto para fintechs ameaça inclusão financeira e pequenos negócios

Abrasel disponibiliza cartilha com orientações sobre o repasse de gorjetas

Trabalho intermitente avança e reforça modernização no setor de alimentação fora do lar

Comentários

Últimas Notícias

99Food fecha parceria com a Abrasel e anuncia chegada a São Paulo em agosto

Aumento de imposto para fintechs ameaça inclusão financeira e pequenos negócios

Abrasel disponibiliza cartilha com orientações sobre o repasse de gorjetas

Trabalho intermitente avança e reforça modernização no setor de alimentação fora do lar

Confiança empresarial recua em junho, mas setor de alimentação fora do lar segue resiliente

Férias de julho devem aquecer movimento nos restaurantes em destinos turísticos

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Agenda
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Notícias
  • Fale Conosco

Endereço

Avenida Brasil, 888, 10º andar, Stª Efigênia - Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-000

 

 


Contato

(31) 3282-5533
comunicacaomg@abrasel.com.br 

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados