Bares e restaurantes projetam crescimento no faturamento durante o Carnaval 2025
Em Minas Gerais 67% dos empresários esperam faturar mais em relação ao ano passado; carnaval de Belo Horizonte foi oficialmente lançado no dia 14 de fevereiro pela Belotur
O Carnaval de Belo Horizonte cresce a cada ano e, com ele, a movimentação econômica dos bares e restaurantes. A festa, que já se consolidou como uma das maiores do Brasil, representa uma oportunidade de geração de emprego e aumento de faturamento para os estabelecimentos da capital, aquecendo a economia logo no início do ano.
Segundo pesquisa realizada pela Abrasel em Minas Gerais, 67% das empresas do setor projetam um aumento no faturamento durante o Carnaval de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre elas, 58% estimam um crescimento de até 20%, enquanto 9% apostam em resultados ainda mais expressivos, e esses números refletem o impacto positivo do evento na cidade e no setor de alimentação fora do lar.
Em coletiva de imprensa realizada na última sexta-feira (14), do qual a Abrasel em Minas participou, a Belotur lançou oficialmente o Carnaval 2025. Um dos tópicos abordados foi a campanha “Carnaval é na Lata”, que incentiva a venda de bebidas exclusivamente em latas de alumínio, contribuindo para a sustentabilidade e segurança dos foliões.
Também foi anunciada a campanha “Boas Práticas para a Proteção de Mulheres e Meninas em Bares, Restaurantes e Casas Noturnas”, que reforça a importância da segurança nos estabelecimentos. A medida visa orientar funcionários e clientes sobre como agir diante de situações de assédio ou outros tipos de violência.
Conforme a Belotur, a folia belo-horizontina contará com uma programação ampla e descentralizada, com mais de 450 desfiles percorrendo as nove regionais da cidade. Em relação à edição anterior, há a possibilidade de um crescimento de quase 10% no número de cortejos.
A expectativa para este ano é que 6 milhões de foliões participem do evento ao longo de todo o período oficial, o que deverá gerar um impacto significativo de aproximadamente R$1 bilhão na economia local e a criação de 20 mil postos de trabalho, tanto de forma direta quanto indireta. A programação completa pode ser conferida no portal da Belotur.
A presidente da Abrasel em Minas Gerais, Karla Rocha, pontua que o crescimento da festa na capital não anima apenas a economia do setor, mas movimenta toda a cadeia produtiva, gerando emprego e renda.
“O Carnaval de Belo Horizonte já é uma referência nacional e tem um impacto significativo para os bares e restaurantes. Além de movimentar a economia e gerar empregos, a festa fortalece o turismo e a cultura da cidade. As ações e campanhas deste ano mostram que é possível crescer de forma organizada, sustentável e segura para todos”, comenta.
Assessoria de Imprensa e Comunicação
Rafaela Marinho
(31) 984928682