mg.abra
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Minas Gerais
  • Abrasel
  • Agenda
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Notícias
  • Fale Conosco

  • Home
  • Conexão Abrasel
  • Abrasel
  • Agenda
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Notícias
  • Fale Conosco
  • Fale Conosco
  • Revista B&R

Bares e restaurantes estão mais digitais na gestão e mais presentes nas redes sociais, diz pesquisa da Abrasel

  • PUBLICADO EM: 18/07/2023
  • Tempo estimado de leitura: minuto(s).

O aumento de produtividade e eficiência com o uso de softwares e ferramentas digitais foi a chave para a sobrevivência dos negócios durante a pandemia. Como legado, hoje os bares restaurantes estão muito mais plugados, tanto na operação como em outros aspectos do dia a dia, como o marketing. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Abrasel, com mais de 1.500 empresários de todo o Brasil.

Os tempos em que anotações a lápis e cadernos de fiado eram suficientes ficaram para trás. Com a adoção de estratégias digitais, muitos estabelecimentos passaram a oferecer serviços de delivery e aprimoraram (ou até mesmo inauguraram) suas presenças nas redes sociais. Além disso, a gestão dos negócios também passou por uma revolução, com a crescente adoção de softwares para controlar o fluxo de caixa, compras e pagamentos.

Segundo o levantamento, 83% dos estabelecimentos usam hoje algum tipo de software para controlar as vendas, enquanto 75% empregam ferramentas para o controle financeiro e 67% adotam soluções para o serviço de delivery. No entanto, ainda há espaço para crescimento em áreas como controle de reservas, aspectos jurídicos e segurança alimentar.

Para o líder de marketing da Abrasel, Daniel Borges, esses resultados demonstram a capacidade de adaptação e a busca constante por inovação do setor de bares e restaurantes, que tem se reinventado. “A digitalização se tornou uma aliada essencial para a eficiência operacional, para o alcance de novos públicos e para o relacionamento com o cliente”, afirmou.

Quase a totalidade dos estabelecimentos (99%) possui presença em, pelo menos, uma rede social para fins de marketing e relacionamento com os clientes. As plataformas mais utilizadas são Instagram, WhatsApp e Facebook, nesta ordem. Além disso, 35% dos estabelecimentos possuem seu próprio site.

No entanto, apenas 69% dos estabelecimentos possuem o hábito de acompanhar e responder de forma personalizada às avaliações nas redes sociais. O tradicional e-mail ainda é uma ferramenta amplamente utilizada, com 34% dos estabelecimentos utilizando-o como meio de comunicação.

De acordo com o presidente da Abrasel Sul de Minas, André Yuki, a pandemia foi o divisor de águas, principalmente para a informatização e inovação nos restaurantes. “Vemos alguns sistemas de gestão para agilidade e para a experiência com o cliente, em um atendimento mais rápido, através do cardápio digital, QR Code ou até mesmo no delivery. Devido à falta de mão de obra qualificada, a inclusão da informatização é muito importante para o atendimento aos clientes”, explicou.

Ainda segundo André Yuki, a informatização também veio para ajudar nos investimentos da modernização da cozinha, principalmente da Cozinha 4.0, onde existem vários equipamentos que podem trazer mais segurança e higiene, tanto na produção, como no desenvolvimento da qualidade do produto final. “Os restaurantes que se informatizam e se inovam, tem ganhado mais espaço com os clientes e também na concorrência”, concluiu.

Notícias Relacionadas

7 motivos para participar do Fórum B&R, evento focado na produtividade do setor

Após início de ano marcado por quedas, volume de serviços no setor apresenta crescimento

Pela primeira vez, Brasil Sabor terá participação de negócios localizados em favelas

No acumulado de 12 meses, inflação no setor supera índice geral; repasse ainda é parcial

Comentários

Últimas Notícias

7 motivos para participar do Fórum B&R, evento focado na produtividade do setor

Após início de ano marcado por quedas, volume de serviços no setor apresenta crescimento

Pela primeira vez, Brasil Sabor terá participação de negócios localizados em favelas

No acumulado de 12 meses, inflação no setor supera índice geral; repasse ainda é parcial

Novo regulamento do MTE: impactos para bares e restaurantes

Grandes empresas aderem ao Plano Nacional de Restauração da Abrasel

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.

MENU

  • Abrasel
  • Agenda
  • Associe-se
  • Parceiros
  • Notícias
  • Fale Conosco

Endereço

Avenida Brasil, 888, 10º andar, Stª Efigênia - Belo Horizonte/MG
CEP: 30140-000

 

 


Contato

(31) 3282-5533
comunicacaomg@abrasel.com.br 

Associe-se
Copyright © - Abrasel - Todos os direitos reservados