Abrasel em Minas Gerais celebra a gastronomia e o Carnaval como manifestações culturais reconhecidas por lei
Abrasel afirma que o reconhecimento da gastronomia mineira fortalecerá inda mais a identidade do setor
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Minas Gerais comemora a sanção da Lei Nº 11.830, de 10 de março de 2025 de autoria da vereadora Fernanda Pereira Altoé, que reconhece a gastronomia mineira e as atividades carnavalescas como manifestações culturais de Belo Horizonte.
A nova legislação, sancionada pelo prefeito Álvaro Damião, destaca a importância da Cozinha Mineira da Capital e das Cozinhas dos Bares e Botecos de Belo Horizonte como patrimônio imaterial das tradições culinárias do município. Além disso, a lei reconhece os blocos caricatos, as escolas de samba e os blocos de rua como manifestações culturais, promovendo a valorização das atividades carnavalescas espontâneas que ocorrem nas ruas da cidade durante o período oficial do Carnaval e ao longo do ano.
A capital mineira tem aproximadamente 28 mil estabelecimentos no setor de alimentação fora do lar, que geram milhares de empregos e movimentam a economia local ao longo de todo o ano. Este dado evidencia a força dos bares e restaurantes e sua relevância para a cidade, que se consolida como um dos principais polos gastronômicos do país.
A presidente da Abrasel em Minas Gerais, Karla Rocha, destaca que o reconhecimento oficial da gastronomia e do Carnaval como manifestações culturais valoriza ainda mais os negócios relacionados ao setor, impulsionando o turismo e estimulando a inovação e a preservação das tradições culinárias e festivas da capital mineira.
Essa lei representa um reconhecimento importante para dois pilares da identidade cultural de Belo Horizonte: a nossa gastronomia e o nosso Carnaval. A cozinha mineira é um patrimônio vivo, transmitido de geração em geração, e que faz parte da experiência de quem mora ou visita a cidade. Da mesma forma, o nosso Carnaval de rua se consolidou como uma das maiores festas populares do país, movimentando a economia e gerando empregos. Ter esse reconhecimento formalmente nos permite reforçar políticas públicas e iniciativas que valorizem ainda mais esses setores, impulsionando o turismo e a economia criativa local" pontua.
Assessoria de Imprensa: 31984928682