mg.abra

O GastroUna, um dos principais eventos de gastronomia do Centro Universitário Una, chega à sua 9ª edição com uma grande novidade: dessa vez o evento acontece online. A mostra acadêmica que marca a conclusão do semestre, já foi tema do III Congresso Nacional de Metodologias Inovadoras no Ensino Superior (o GIZ), em 2017, na UFMG. Isso só reforça a vocação deste evento como excelente oportunidade para os alunos se conectarem com o mercado e terem a experiência completa da criação de um empreendimento, desde a sua idealização, os custos, estratégias de marketing, planejamento, cardápio até sua abertura.

Com data marcada para o dia 18 de junho, o GastroUna será transmitido ao vivo para todo o mundo a partir das 19 horas, no Facebook do curso de Gastronomia da Una. Assim como nas versões anteriores, os alunos deverão apresentar seus empreendimentos e mostrar seus conhecimentos sobre cardápios e bebidas que incluam as Pancs (plantas alimentícias não convencionais) e dialoguem com os eixos temáticos do projeto de forma interativa e criativa, com foco na valorização da história, da cultura e da biodiversidade brasileira.

Para a idealizadora do GastroUna, a professora Rosilene Campolina, a mostra é uma oportunidade de se apresentar ao mercado e ser julgado por ele. “Os talentos merecem ser reconhecidos. Esses novos profissionais precisam atravessar as fronteiras da universidade e ganhar o mercado. O GastroUna foi a metodologia que encontrei, para estabelecer essa rede de contatos (networking) e para servir de vitrine para os alunos”, diz Rosilene.

A professora ressalta que é importante preparar os alunos de forma prática para a empregabilidade. “Eles saem da faculdade com essa experiência, de vivenciar e montar um empreendimento. Não somente como cozinheiros, mas como gestores do seu próprio negócio. Isso envolve logística, gestão de insumos, de estoque, gestão de pessoas, marketing e a forma de administrar uma equipe”, completa.

Para o coordenador do curso de Gastronomia, Edson Puiati, essa prática também é importante para a instituição de ensino. “A matriz do nosso curso tem um foco em empreendedorismo e gestão de negócios gastronômicos.O GastroUna vem coroar isso com muita criatividade, já que os estudantes colocam em prática tudo que aprenderam na sua trajetória acadêmica. Já para a Una, o evento apresenta para o mercado o que desenvolvemos aqui na academia, uma vez que nossos jurados são profissionais renomados e referências no segmento. Isso faz com que a gente tenha um retorno do público externo sobre o nosso trabalho implementado com estes alunos”, salienta.

Os trabalhos serão julgados por jurados que são figuras importantes para o cenário da gastronomia de Minas Gerais, entre eles, estarão:

Rodrigo Neiva – Vice presidente Acadêmico da Ânima Educação e coordenador da área de Turismo & Hospitalidade.

Ricardo Rodrigues – Presidente da Abrasel MG, FGM e Proprietário do Restaurante Maria das Tranças.

Ana Gabriela Baêta Ale – Gerente de Marketing da Diretoria de Marketing e Promoção Turística da Belotur.

Márcia Nunes – escritora, historiadora e Proprietária e administradora do Restaurante Dona Lucinha.

Eduardo Maya – Gastrônomo, promotor de eventos, Idealizador da Feirinha Aproxima, Festival “Minas é o Mundo” e proprietário da Rede Pitza 1780.

Miriam Furtado – Empreendedora gastronômica, proprietária da Rede de restaurantes Assacabrasa e a primeira mulher churrasqueira do Brasil.

Carlos Henrique /Prof de bebidas da Una e ABS/Mestre cervejeiro da Hofbräuhaus BH.

Isabela Lapa – blogueira e criadora do Blog “Coisas de Mineiro” – Um perfil sobre Turismo e Gastronomia em Minas Gerais.

O GastroUna conta com o apoio da Abrasel, Belotur, Emater, FGM – Frente da Gastronomia Mineira e Instituto

Eduardo Frieiro.

A cobertura jornalística será realizada pelo Jornal Contramão, Portal BH Eventos e Portal Gastronômico Chefachef.

https://www.una.br/eventos/gastrouna-2020/

Comentários