Em São Lourenço, festival de gastronomia promove pratos a partir do café.

Pela quinta vez consecutiva, o Degusta convida os apreciadores da boa culinária ao Sul de Minas
Durante todo o mês de setembro, acontecerá na cidade de São Lourenço, Sul de Minas, o 5º Degusta – Festival Gastronômico de São Lourenço. O evento conta com a participação de quinze restaurantes, bares, cafeterias e lanchonetes da cidade. A iniciativa tem como objetivo difundir o conhecimento sobre a gastronomia utilizando o café como ingrediente principal e ainda pretende qualificar os serviços prestados pelos estabelecimentos participantes.

Neste ano, em uma parceria inédita entre o São Lourenço Convention & Visitors Bureau, o SENAC e o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), foi desenvolvido o tema “Comer Café”. Os chefes de cozinha mostrarão como preparar uma boa comida com um ingrediente nobre, o café sul mineiro.
Os estabelecimentos prepararam uma receita especialmente para o evento. Do clássico às releituras, espera-se que todos os visitantes saboreiem o melhor da gastronomia local e levem o sabor típico da região como uma lembrança prazerosa. A cada prato consumido, o cliente ganha um carimbo em seu “passaporte” (material impresso que é distribuído em vários pontos da cidade). Ao completar a meta estabelecida, ele poderá trocar seu passaporte por uma cesta de produtos típicos da região.

Turismo e gastronomia

Esta edição conta com diversas novidades como aulas gastronômicas e experiências de degustação; informações técnicas e história dos pratos a base de café oferecidos no circuito gastronômico DEGUSTA; workshops sobre cervejas artesanais e jornalismo gastronômico; mesa redonda sobre politicas publicas e  a gastronomia, o II Festival Cafés Especiais e Arte e o I Encontro Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA).

Destaque para o wokshop Mídia e Gastronomia e a mesa redonda Politicas Gastronomia, Cultura e Politicas Públicas que acontecerão em 18 de setembro com a participação de Juliana Dias-Facha/RJ e de Marcia Martini da Frente da Gastronomia Mineira.

Conhecida por suas águas minerais e vários atrativos turísticos, a cidade eleva o festival a um evento mais do que gastronômico, apresentará também atrações culturais; saídas de balão e visitas guiadas à Rota do Café; intervenções literárias, roteiro gastronômico, além do energizante banho de café no Balneário do Parque das Águas. A ideia é fomentar o turismo e reforçar a potencialidade local de receber bem e proporcionar boas experiências para os visitantes.

Para o São Lourenço Convention & Visitors Bureau, responsável pela organização do Festival, a expectativa é de que o fluxo de turistas aumente durante todo o mês de setembro. “Além dos turistas, a comunidade da região prestigia o eventotodos os anos”.

Saiba mais:
Site: www.saolourencocvb.com.br/degusta

Facebook: www.facebook.com/VisiteSaoLourenco
Teaser Degusta: https://www.youtube.com/watch?v=eAh3LJAKKZY