Assim como ocorreu na Copa do Mundo de 2014, este ano, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE/MG) também está atuando nas olimpíadas e paralimpíadas de 2016 por meio de participação no Comitê destinado ao desenvolvimento de estratégias para a melhoria das condições de trabalho nos estabelecimentos hoteleiros, nos bares e restaurantes no estado.

Para tanto, foi assinado o Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho no Setor de Turismo e Hospitalidade entre várias entidades parceiras. No Comitê a Superintendência está sendo representada pela Chefe da Sessão de Relações do Trabalho (SERET) e pela Coordenadora de Atividade de Fiscalizações Urbanas da Sessão de Fiscalização do Trabalho (SFISC), que incorporou o projeto Intervenções Coletivas à iniciativa.

A ação visa auxiliar no diagnóstico das irregularidades trabalhistas mais frequentes, que devem ser regularizadas antes dos eventos, e no debate das questões necessárias à intervenção da fiscalização no segmento. Por isso, também fazem parte do Comitê o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Bares, Restaurantes e Similares de Belo Horizonte; a Federação dos Empregados em Turismo e Hospitalidade do Estado de Minas Gerais; a UGT; o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte (SINDHORB); o Sindicato dos Condomínios Comerciais, Residenciais e Mistos de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SINDICON) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (ABRASEL).

Para dar andamento aos trabalhos, a Superintendência vem sediando, desde o ano passado, reuniões entre os membros do Comitê. Um dos encontros foi realizado no dia 14 de março, na sede da SRTE/MG, em Belo Horizonte, quando as entidades citadas assinaram o Compromisso Nacional por meio do qual confirmaram sua adesão à iniciativa.

No dia 05 de agosto, sexta-feira, dia no qual também aconteceu abertura da Olimpíada Rio 2016 na cidade do Rio de Janeiro, foram executadas uma série de importantes atividades do Comitê, com a realização de mais uma reunião de acompanhamento, seguida de visitas do grupo a diversos restaurantes, hotéis e apart-hotéis. Nas visitas foram distribuídas cartilhas de legislação de segurança e saúde do trabalho bem como bolachas de chope e tags de portas.

Conheça o termo do Compromisso clicando aqui

Fontes das informações: Equipe Secom-SRTE/MG e comunicação Abrasel Minas

 

Na foto acima, a Coordenadora de Atividade de Fiscalizações Urbanas da Sessão de Fiscalização do Trabalho, Julie Santos Teixeira e a Chefe da Seção de Relações do Trabalho, Alessandra Parreiras Ribeiro formalizam a entrega das cartilhas e bolachas de chope para Ricardo Rodrigues, proprietário do restaurante Maria das Tranças - São Francisco (empresa aderente ao Compromisso) e presidente da Abrasel em Minas Gerais.